Cores, pra que te quero!

Saiba como escolher as cores ideais para o seu estúdio

8 de agosto de 2017

Categoria: Dicas de Decoração e Ambiente
Compartilhe
Cores, pra que te quero!

Você encontrou o espaço dos sonhos para montar o seu estúdio de Pilates, começou a reforma e está arrumando todos os detalhes. A hora de pintar está chegando. E agora? Que cor utilizar?

Você quer um ambiente único, aconchegante, harmonioso, lindo, mas não sabe nem por onde começar, não é mesmo? Nós vamos te ajudar.

Preste atenção às nossas dicas e inspire-se!

As cores são partes essenciais em qualquer espaço, especialmente em ambientes voltados à saúde e bem-estar, como é o caso de estúdios de Pilates. O mais importante, antes de tudo, é saber que elas têm o papel de transmitir sensações e de atrair pessoas diferenciadas.

As cores primárias, por exemplo (azul, vermelho e amarelo) fazem o ambiente ficar mais chamativo e costumam atrair o público mais popular. Enquanto misturas, como o preto e o vermelho, deixam o espaço mais sofisticado e atraem um público mais elitizado. Cores vibrantes, como pink e laranja, em composição com outras contrastantes, atraem os jovens. Cores claras passam serenidade e chamam bastante atenção dos idosos. Quem você pretende atingir?

De forma geral, é importante saber que cores quentes são estimulantes e dinâmicas, passam alegria, vitalidade, movimento. Cores frias são relaxantes, acalmam quem está no local. Em que tipo de aulas você quer focar?

Se for trabalhar com Pilates e funcional e com reabilitação, por exemplo, o ideal seria fazer salas distintas para cada uma das atividades, de acordo com o foco do público e com a própria especificidade das aulas. Se não for possível, por conta de um ambiente pequeno, pinte uma parede (o mais próximo possível dos acessórios do funcional) de cor vibrante e o restante de cor clara. Assim você equilibra. Cores, como azul e verde claro, costumam deixar o ambiente aparentemente maior.

Além das cores, também é possível trabalhar com revestimentos, acabamentos e itens de decoração, como o espelho, que dá bastante profundidade, ampliando ainda mais o espaço. Abaixo, uma explicação do que cada cor transmite, de acordo com a teoria das cores.

Amarelo: remete à luz, ao poder, e transmite bastante alegria e motivação. Uma ideia é utilizar o amarelo na parede de entrada do estúdio, como que dando as boas-vindas aos alunos.

Vermelho: transmite energia e vitalidade. Considerada a cor do amor, é bastante estimulante. O vermelho deve ser usado com cuidado no estúdio, preferencialmente em corredores, paredes de escadas ou mesmo na parede da recepção, nunca no ambiente dos exercícios, já que pode causar uma excitação além do desejado.

Laranja: essa cor mistura a luminosidade do amarelo com a vitalidade do vermelho, transmitindo entusiasmo. Ideal para aquela parede do funcional.

Azul: é uma cor extremamente neutra. Dependendo do tom, pode ser utilizado em um grande ambiente. Sozinho, o azul pode passar um ar triste às vezes. Nesse caso, experimente combiná-lo com cores alegres ou com outros tons dele mesmo.

Violeta: simboliza a sabedoria e a energia positiva, sendo uma ótima sugestão para a recepção.

Verde: considerada a cor do equilíbrio, o verde tem o poder de acalmar e de estabilizar as emoções. Cuidado com os tons claros, eles podem provocar sonolência.

Branco: a cor da paz, da leveza e da tranquilidade, pode ser uma ótima opção para ampliar os ambientes pequenos. A ideia, para não deixar o espaço sem graça, é combiná-lo com uma cor vibrante e com detalhes em vidro, madeira e aço.

Preto: ao contrário do branco, o preto pode diminuir o ambiente, deixando-o também sóbrio e requintado. No caso do estúdio, utilize o preto em detalhes, ou mesmo em objetos de decoração.

As cores mudam conforme a iluminação, ou mesmo quando colocadas lado a lado, portanto, teste antes de decidir. E atente para outras interferências, como a cor do piso, de luminárias e dos próprios equipamentos e mobiliários. Tudo precisa estar harmônico.

Quer receber um plano de decoração completo, pra deixar o seu estúdio perfeito e atrair ainda mais clientes? Credencie-se ao Metalife Studios

Voltar