A manutenção dos seus equipamentos de Pilates está em dia?

Confira nossas dicas para garantir a segurança de seus alunos e o bom funcionamento do seu espaço.

20 de março de 2018

Categoria: Sem categoria
Compartilhe
A manutenção dos seus equipamentos de Pilates está em dia?

Um estúdio de Pilates é um negócio que envolve muitas pessoas diariamente, e o cuidado com estas pessoas é responsabilidade sua enquanto elas estão no seu espaço. Com a manutenção dos equipamentos em dia, você garante a segurança de seus alunos e o bom funcionamento do seu espaço.

Como todos os equipamentos mecânicos, os equipamentos de Pilates estão sujeitos ao desgaste e estresse. A manutenção apropriada e a substituição periódica de seus componentes são da responsabilidade do dono do estúdio, auxiliando na prevenção de acidentes.

REVISÃO SEMANAL

A revisão semanal deve ser executada semanalmente por um profissional devidamente qualificado e treinado no método Pilates.

- Certifique-se de que todos os componentes estejam corretamente ajustados e livres de qualquer tipo de deformação ou desgaste, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração.
- Certifique-se de que todos os manípulos estejam corretamente posicionados e fixados.
- Certifique-se de que todos os olhais estejam corretamente posicionados e presos.
- Verifique qualquer tipo de deformação ou desgaste nas molas e mosquetões, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração.
- Verifique periodicamente o equipamento em busca de parafusos folgados e aperte-os, com as chaves fornecidas pelo fabricante, se for o caso.

REVISÃO TRIMESTRAL

Esta revisão complementa a revisão periódica semanal e deve ser realizada a cada três meses, ou período máximo de 1.000 (mil) horas de uso, por um profissional devidamente qualificado e treinado no método Pilates. É extremamente importante realizar uma verificação criteriosa do equipamento, assim como testes de seus mecanismos para atestar sua funcionalidade.

- Faça uma inspeção completa no equipamento, buscando identificar quaisquer alterações.

- Realize todos os ajustes necessários, garantindo que os componentes estejam corretamente posicionados, ajustados e fixados. Utilize as ferramentas fornecidas junto ao equipamento para garantir uma fixação adequada.

- Faça uma inspeção em todos os componentes, buscando identificar deformações, cortes, trincas, ou qualquer outra variação que seja estranha ao equipamento. Realize imediatamente a substituição do componente danificado ou informe a assistência técnica do fabricante de seus equipamentos. Todo componente reprovado não deverá ser utilizado até ser devidamente reparado ou substituído por um novo.

- Certifique-se de que o tensionamento das molas permanece correspondendo ao uso. Caso sejam identificadas variações nas molas, estas deverão ser substituídas imediatamente. As molas têm vida útil de no máximo dois anos ou oito mil horas de uso, o que ocorrer primeiro. Após este período promova sua substituição.

- Substitua todos os mosquetões a cada 24 meses ou conforme necessário dentro deste período.

- Certifique-se de que todas as alças continuam fixando-se completamente ao velcro (se possuírem), sem possibilitar riscos ao usuário. Em caso de desgaste do componente, realize sua substituição imediatamente.

Lembre-se que a inspeção de segurança deve ser realizada antes das atividades a serem exercidas por cada aluno, ok? A cada novo exercício, os dispositivos e acessórios a serem utilizados devem ser conferidos quanto a sua segurança, limpeza e adequação.

Esperamos ter lhe ajudado! Agora queremos saber: você tem feito a manutenção dos seus equipamentos de Pilates periodicamente e corretamente?

Se restou alguma dúvida, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Voltar