Como aplicar o marketing sensorial no seu estúdio de Pilates

Desperte os sentidos do seu cliente!

4 de outubro de 2017

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Como aplicar o marketing sensorial no seu estúdio de Pilates

O marketing sensorial foi criado na Inglaterra com o objetivo de ligar emocionalmente o cliente a uma empresa ou marca. Como? Explorando os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Quer saber como fazer isso no estúdio de Pilates para atrair mais clientes? Nós vamos te ensinar.

De acordo com o blog da Sensenova, empresa especializada nesse tipo de trabalho, o ser humano tem uma grande capacidade de construir relações afetivas com as coisas pelas quais se envolve. Sabendo disso, o marketing sensorial passou a construir conexões entre as empresas e seus clientes a partir de experiências sensoriais. De forma subjetiva, as marcas influenciam nas escolhas e preferências das pessoas, permanecendo em suas memórias.

Por meio de cheiros, sabores, cores, texturas e sons o marketing sensorial atrai e leva o cliente a permanecer no seu ambiente. A ideia é simples: permitir que a pessoa vivencie a experiência por completo e sinta como se aquele momento fosse ‘único’. A sensação vai ser tão boa, que ele vai querer repetir infinitas vezes.

Marketing sensorial no estúdio
Como se diferenciar com o uso dos cinco sentidos? Você pode convidar o cliente para entrar com uma fachada muito bem produzida, utilizando cores, texturas e objetos diferenciados. Pode colocar um aromatizador na porta com uma fragrância ‘convidativa’, para induzir a pessoa a entrar naturalmente. Uma música boa também pode funcionar. Aposte no Music Branding, que traz a ideia de personificar a sua marca por meio de sons.

Os cinco sentidos
Tato: quem não gosta de ver um produto com as mãos? A valorização deste sentido demonstra qualidade e aproxima o cliente. Que tal deixar a pessoa tocar nos equipamentos de Pilates, ou mesmo em alguns acessórios? Faça-o sentir a leveza de uma mola, a sensação de pegar numa alça, a textura do estofado… uma aula experimental pode ser bacana para explorar esse sentido tão importante.

Olfato: aromatizadores, incensos, difusores e saches que espalham aromas são maneiras simples e baratas de se personalizar ambientes. Quando usados na medida certa, podem atrair as pessoas, que são praticamente “empurradas” para dentro do espaço. A ideia é que elas, involuntariamente, percebam o clima agradável proporcionado por um cheiro específico. Borrifar essências na entrada pode ser uma excelente alternativa também. Mas atenção: aposte em produtos de boa qualidade, para não causar um efeito contrário ao desejado.

Visão: eis o sentido mais explorado pelo marketing na maioria das campanhas e ações. Cores, formatos e iluminação são facilmente percebidos, por conta disso influenciam rapidamente as emoções e o comportamento das pessoas. No estúdio, aposte na iluminação e em cores que passam leveza, paz e tranquilidade. Normalmente, são itens como esses que seus clientes procuram.

Audição: pode não parecer, mas uma pessoa pode ser completamente influenciada pelo som que ela ouve. Quer rotatividade, movimento? Aposte em sons mais agitados. Quer fidelizar o cliente, fazê-lo ficar no seu estúdio: abuse de sons tranquilos.

Paladar: ao oferecer chá, café ou águas aromáticas no estúdio, você acaba agregando valor ao atendimento prestado. Experimente colocar alguns ‘mimos’ como esses aos seus clientes.

O marketing sensorial pode ser uma excelente ferramenta, diferenciando o seu estúdio, agregando valor aos seus serviços. Aposte nos sentidos, venda sensações e experimente atrair mais clientes. Depois, vem contar pra gente como foi a experiência: contato@negociopilates.com.br.