Pilates para homens que praticam lutas

Entenda os efeitos do Pilates no público masculino e conquiste seus clientes

8 de dezembro de 2017

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Pilates para homens que praticam lutas

Como praticante, pesquisador, treinador e instrutor do método Pilates, possuo vários depoimentos de homens que pegam pesado em esportes radicais e praticam alguma arte marcial e inicialmente subestimaram o método Pilates com algumas frases do tipo: “Pilates é fácil”, Pilates é só alongamento e respiração”, “Pilates é para mulher” e logo no início da aula se surpreendem e a primeira frase que mais ouço logo no inicio da aula é: “NUNCA EU FIZ TANTA FORÇA EM MINHA VIDA!”. Incrível não? Sabe por que isso acontece? Vem comigo que no caminho te explico.

O método Pilates consiste em sua base, movimentos dentre alguns que podemos citar: Calistenia e muitos outros de algumas artes marciais, cujos quais ressalto que visam buscar a realização de movimentos utilizando o seu próprio peso corporal, dentro dos eixos biomecânicos de cada movimento, além de que a composição corporal do aluno como: peso e altura por exemplo, irá biomecanicamente intensificar o exercício e poderá ficar mais difícil do que você imagina.

Começarei abrangendo sobre uma de minhas paixões dentro do método Pilates, que são os exercícios de solo. Joseph em sua genialidade incomparável, não nomeou seu método inicialmente de contrologia por acaso, quando realizamos os exercícios de solo, como sempre digo para meus alunos. “O maior desafio é superarmos a nós mesmos”.

Essa frase traduz bem o que sentimos durante uma excelente execução dos exercícios de solo, onde nossos eixos de desafio biomecânico estão claramente definidos por nossa estrutura versus a ação da gravidade que irá agir sobre os braços de alavanca em cada exercício que nos desafiará ao máximo pelo constante equilíbrio de forças e controle sobre nosso próprio corpo, que muitas vezes insiste em não nos obedecer não é mesmo?

Brinco com meus alunos dizendo: “Se não tremeu… está errado”. Claro que cada aluno executa cada movimento respeitando o limite de segurança para evitar lesão e aproveitar o máximo do exercício sem que haja compensação, para isso a leitura do movimento que realizo com meus alunos é uma importante ferramenta, um corpo estático pode até “enganá-lo” em uma avaliação, mais um corpo em movimento, jamais!

Isso mesmo que você entendeu, a contrologia, como mundialmente conhecemos como o método Pilates, é uma modalidade intensa, que exige muita força, controle e superação, tudo em busca do perfeito equilíbrio entre corpo e mente, nada está sobreposto a outro em sim em busca de um perfeito equilíbrio.

Devido ao conhecimento da biomecânica, associados a anatomia e cinesciologia os exercícios do método podem ser adaptados (mecanismos que irão facilitar a sua execução) para condicionar o aluno, para que ele evolua até realizá-lo em sua forma completa e por que não dizermos… complexa, não é mesmo?

Sem sombra de dúvidas, a contrologia (Pilates) é sim para homens também, principalmente para os que treinam pesado e praticam esportes radicais e lutas como MMA, dentre outras. Vou dar um exemplo simples relacionado a arte marcial MMA e o que precisa acontecer para se ter êxodo e como o método Pilates pode contribuir com a melhora do desempenho da mesma, mas antes irei citar alguns dos golpes mais conhecidos e usados que os atletas utilizam para atingir o adversário, veja abaixo:

- Direto: muito conhecido no mundo da arte marcial, sendo um golpe frontal com o punho “serrado”, que está atrás na guarda. Um golpe que sem dúvidas é muito rápido e forte.

- Cruzado: tão potente e conhecido quanto o Direto, mas se difere, pois o alvo é a região lateral da cabeça do adversário. O cruzado possui o término de seu movimento com braço esticado, ou seja, um golpe super forte.

- Ground and Pound: um golpe que é caracterizado quando um lutador fica por cima de seu adversário (“montada”) e praticamente finaliza o combate com socos diretos na região da face do adversário.

- High Kick: golpe também utilizado em algumas artes como Karatê, Kickboxe e Muay Thai, sendo conhecido como chute alto, no qual o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O golpe termina com a perna esticada, podendo atingir ao adversário com os pés ou canelas na parte frontal ou lateral da cabeça.

Sabe o que esses golpes têm em comum? O princípio milenar do ensinamento de que a força para se atingir potência e eficiência em sua execução parte do início de uma base sólida na qual, seu ensinamento está em visar a força iniciando no centro de nosso corpo para as extremidades. Ela inicia com a ativação dos músculos da região do centro de nosso corpo (músculos localizados na região de nosso tronco), e por via de ação conectiva chega até as extremidades (braços e pernas).

Nossos músculos agem em conexão em cadeia, nosso corpo trabalhando como um todo, em unidade, é muito mais funcional, ágil e forte, do que um corpo que trabalha de forma “blocada”, isolada.

Esse é um importante ensinamento no método Pilates transmitido a seus praticantes. Viu só a ligação direta que contribui para que o método Pilates promova a melhora do empenho desses atletas? Mas não é somente isso; o método é rico em movimentos conscientes e que visam atender as necessidades de cada corpo como um todo, evitando lesão geradas por desequilíbrios musculares e excessos de tensão em regiões inapropriadas devido a própria prática na modalidade exercida, por exemplo. Sem falar de todo o fortalecimento da região de cervical, afinal como sempre dizemos “ninguém entra no tatame e só bate”, então o corpo deve estar preparado para os desafios e principalmente a região cervical, já pensou no impacto que essa região sofre? É de suma importância protegê-la com exercícios apropriados e isso o método Pilates atende com excelência.

Tanto nos golpes dados com os membros superiores como com os membros inferiores a região de tronco tem que estar livre e forte, visto que estão em conexão direta e não se isola. Já notou o movimento realizado por um atleta no momento de atingir um golpe com os membros inferiores em seu adversário, como o High Kick?

O tronco responde e precisa ter torção segura, para contribuir e gerar força para o golpe, sendo assim podemos pensar em todo o preparo da região do tronco e proteção da coluna. Advinha qual o método que ficou mundialmente conhecido por ser extremamente eficaz tanto na prevenção como reabilitação de coluna? O Método Pilates, com seu vasto repertório de exercícios que promovem todos os benefícios para que a nossa coluna seja saudável, e para ela ser saudável, precisa ser preparada para realizar todos os movimentos, em todas as direções de forma segura e eficaz.

Concluindo de maneira objetiva: independente da modalidade de arte marcial que você pratique, ou de quanto pesado você pega em seus treino o método Pilates irá torná-lo apto a se mover de maneira livre, segura e eficaz, com exercícios que irão te desafiar de uma forma que você jamais imaginou. Para finalizar, apresento para quem não conhece uma frase de Joseph Pilates: “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo”. Acredito que agora você entende perfeitamente essa frase. Bem-vindo à contrologia, isso é o método Pilates.

Na próxima semana, trarei alguns cases de sucesso de alunos meus. Não deixe de conferir!

Prof. Ms. Caio Cezar
Instagram @caiorazeck

Mestre em ciências do envelhecimento
Pesquisador cientifico ligado aos aspectos biológicos e funcionais do envelhecimento
Treinador do método Pilates pela empresa Voll Pilates Group
Criador e coordenador do curso: Pilates aplicado aos idosos pela Voll Pilates Group em conjunto com a treinadora Radhija Mussi)
Formação no método Pilates : Clássico, Contemporâneo, Pilates aplicado à Gestantes, Pilates alicado à hérnia de disco.
Formação em Calistenia
Formação em Suspensus
Possui artigos científicos e capítulos de livros relacionados a temas como: saúde, qualidade de vida, exercício físico, envelhecimento e o método Pilates