Pilates – solo ou com equipamentos?

Entenda as diferenças e saiba como estruturar o seu negócio.

9 de novembro de 2017

Categoria: Sem categoria
Compartilhe
Pilates – solo ou com equipamentos?

Ao ingressar no mundo do Pilates, muitos ficam com dúvidas entre as diferenças e benefícios do Pilates solo e do Pilates com equipamentos. Hoje, vamos ajudar a esclarecer algumas delas.

Pilates Solo
O Pilates Solo, ou Mat Pilates, como também é conhecido, normalmente acontece no chão, em cima de um colchonete ou tatame, e utiliza o próprio corpo para realizar os movimentos.

Ele pode ser mais desafiador, já que a pessoa precisa ir se adaptando e evoluindo nos exercícios sem ajuda alguma. Por outro lado, pode ser limitante.

Idosos, gestantes, obesos, pessoas que sofrem com problemas na coluna, no joelho ou que tem dificuldades de locomoção, podem não conseguir executar o Pilates solo. Afinal, não é qualquer um que senta e levanta do chão sem dificuldades.

Existem diversas séries de exercícios solo desenvolvidas pelo próprio Joseph Pilates, criador do método, com o objetivo de desenvolver itens como força muscular, alongamento, equilíbrio e consciência corporal. As séries originais não utilizavam nenhum acessório. Hoje, já vemos a utilização de auxiliares como bola, rolo, meia lua, elásticos, entre outros.

Pilates com equipamentos
Nesse caso, todos os movimentos são realizados em equipamentos próprios. Os básicos são: Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Step Chair. Todos os exercícios executados no solo podem ser feitos nos aparelhos, com a vantagem do conforto e da segurança.

Em um primeiro momento, o Pilates com equipamentos pode ser mais fácil de ser executado, principalmente por aquelas pessoas especiais, que tem problemas de saúde, dificuldades de locomoção ou que estão sedentárias há muito tempo. Isso porque as barras, alças, carrinhos e molas ajudam na execução dos movimentos.

Assim como podem reduzir o esforço, facilitando o movimento, as molas podem oferecer resistência, dificultando o processo no caso de treinos mais pesados. Dessa forma, você trabalha desde reabilitação até desenvolvimento muscular.

E qual o ideal? Se você pretende atingir todos os tipos de públicos, você precisa trabalhar com as duas possibilidades: Pilates solo e Pilates com equipamentos. Lembrando que com os equipamentos você tem uma gama muito maior de possibilidades.

Hoje, existem várias formas de se financiar os equipamentos de Pilates. Procure uma empresa de referência no mercado e entenda qual a melhor forma para você.